O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DEIXAR PARA O SEU FILHO?

 

 

          Ter um filho é um fenômeno raro e surpreendente, que traz consigo inúmeros desafios. É como se estivéssemos constantemente em uma roleta russa. O tempo não pára e, a cada resposta errada, a vida de alguém poderá ser influenciada permanentemente. Os dias passam, as correrias aumentam, e as perguntas brotam como água de uma nascente: será melhor que ele fique em casa, ou vá para a escolinha? Devo comprar-lhe um brinquedo novo? Será que tiro a TV, hoje? Dou um carro, ou deixo que ele se compre? Apenas pequenos exemplares das enciclopédias de perguntas que os pais se fazem desde o momento da gestação.
          E são tantos os medos e tanta ansiedade que, em grande parte das vezes, as pessoas se esquecem que, para seus filhos, o bem mais precioso que poderia ser deixado é o afeto. De todas as coisas, de todo o mundo, nada será mais valioso para o seu filho do que isso. Muitos erros podem ser cometidos e superados, mas a falta de amor e validação deixa espaços abismais. 

 

 

 

          O fato é, meu amigo, que todo o erro pode ser superado, desde que o amor esteja nitidamente presente. Se você tiver que escolher acertar em apenas um aspecto na criação de seu filho, para errar em todos os outros, escolha o afeto. Acerte nisso e as chances de ele ser bem sucedido estarão otimizadas enormemente. Porque, ainda que lhe falte todo o resto, uma criança amada se tornará um adulto que acredita em si mesmo e sabe que pode conquistar o que quiser. Por outro lado, se você acertar em tudo e errar nesse único quesito, sim, será fatal. Sem validação, o que restará serão sombras do que poderia ser. Ele crescerá se julgando incapaz, e todos sabemos que fim isso terá. 

 

 

 

          Por isso, mostre diariamente o quanto você ama essa pessoinha (ou nem mais tão "inha" assim) que saiu de você. Beije, abrace, diga o quanto ela é importante, especial e única. Compreenda que você não será um pai ou mãe perfeito, porque perfeição não existe. Aceite seus erros e, acima de tudo, escolha deixar para o seu filho o bem mais precioso: o AFETO.

 

 

 

Gicély Otobelli

Psicóloga - CRP 07/19152

  • ICONE-FACEBOOK.png

VISITE A FANPAGE                   facebook.com/GicelyOtobelliPsicologa

(54) 8100 - 9339

© 2014 - Gicély Otobelli. Todos os direitos reservados.